Aguarde...
Aguarde...
Pronto! Agora aguarde a página ser recarregada.

Questões Semelhantes

Entrar
Assine Já!
Seu período de teste expirou!
Nova funcionalidade: Provas

Agora você pode fazer provas completas de vestibulares anteriores. Quer conhecer?

Estamos criando um canal no Youtube.

Se inscreva e aprenda o que mais cai de uma forma jamais vista

Questão Original (utilizada como base da comparação)

(PUC - RIO GRANDE DO SUL - 2008)Número Original: 24Código: 13028

Inverno

Populismo Totalitarismo
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - PUC - RIO GRANDE DO SUL 2008
Questão de Vestibular - PUC - RIO GRANDE DO SUL 2008
Exibir texto da questão

INSTRUÇÃO: Responder à questão com base nas afirmativas abaixo, sobre a emergência e con- solidação dos regimes totalitários na Alemanha e na Itália no período Entre-Guerras. Os movimentos totalitários constituíram uma reação contra o contexto de intensa crise econômica e política do pós-Primeira Guerra. Essa reação se opunha, no plano doutrinário, tanto ao comunismo quanto ao liberalismo. As camadas mais pobres das populações ale- má e italiana, os subempregados, os trabalha- dores não-especializados e os jovens que não conseguiam ingressar no mercado de trabalho não aderiram aos movimentos totalitários, per- manecendo como uma base social de apoio às esquerdas. Os movimentos totalitários caracterizaram-se pela intensa propaganda e por frequentes desfiles cívicos, com forte apelo patriótico em favor da recuperação interna e da expansão colonialista. | Uma das principais diferenças entre o fascismo e o nazismo reside no fato de que o regime tota- litário italiano, ao contrário do alemão, não orga- nizou milícias como braço armado do partido. Estão corretas apenas A) lei B) lelll C) Hell. D) Illelv. E) Lllelv.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     


Nível de Semelhança

Exatamente Igual

Arraste para modificar a precisão.
Resultados Encontrados: 83

Prefere ver todos exercícios desse(s) assunto(s) do mesmo vestibular?

Populismo - Totalitarismo

Exibir Questões - PUC - RIO GRANDE DO SUL

Questões Parecidas

1(UERJ - 2019)Número Original: 7Código: 6977460

Exame Discursivo

Questões de identificações (Hist.) Questões com imagens (Hist.) Semelhanças e diferenças entre o nazismo alemão e o fascismo italiano .f Aspectos e características do Totalitarismo na primeira metade do século XX
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UERJ 2019
Exibir texto da questão

As acusações mais constantes aos quadrinhos do Super-Homem são de que naturalizam a violência como melhor forma de resolver problemas, inclusive os sociais, e, claro, de que há um autoritarismo intrínseco na ideia de ser preciso um homem forte para pôr ordem na sociedade. Também se apontam em suas histórias o desprezo pelas instituições criadas em torno do voto, o elogio das autoridades não eleitas (militares, policiais, juízes), uma rebeldia juvenil contra a desordem e a promoção de novas elites. Adaptado de CAMPOS, Rogério de. Super-Homem e o romantismo de aço. São Paulo: Ugra Press, 2018. teses.usp.br Criado em 1938, o personagem Super-Homem foi alvo de críticas que o associavam a ideologias políticas correntes naquela década. Com base no texto, denomine a ideologia política associada ao personagem por seus críticos. Nomeie, também, dois regimes ou movimentos inspirados por essa ideologia.


Veja o vídeo para saber a resposta!

Opções de Resposta: 
     Acertei     
     Errei     




2(MACKENZIE- SP - 2013)Número Original: 51Código: 17120

Primeiro Semestre, Dezembro - Grupos I, IV, V e VI - Prova A

Intradisciplinar Nazifascismo Populismo
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - MACKENZIE 2013
Exibir texto da questão

(...) conceitualizar o fascismo como populista é um erro, embora a intensidade da propaganda política, a mobilização das massas e o carisma pessoal aparentemente possam identificar o populismo com fascismo. Mario Sznajder. “Fascismo e Intolerância”. In: Maria Luiza Carneiro e Frederico Croci (orgs). Tempos de fascismos: Ideologia — Intolerância — Imaginário. São Paulo: EDUSP/ Imprensa Oficial/ Arquivo Público do Estado de São Paulo, 2010, p.30 O erro citado consiste no fato de que a) nos fascismos categorias inteiras são excluídas, com base em definições de “inimigo”, ou seja, a negação da cidadania é uma consequência quase natural de não se pertencer à comunidade. Ao contrário, no populismo, as coalisões interclasses e entre diversos grupos são a condição sine qua non de sua existência. no populismo, a preocupação com a legitimação das ações do líder forçou a criação de órgãos destinados apenas à propaganda política e à censura. Nos fascismos, por sua vez, a adesão em massa ao chefe de governo excluiu ações propagandísticas mais incisivas, assim como o surgimento de oposições relevantes. no nazi-fascismo o centro de ações girou em torno do combate ao comunismo e ao liberalismo, representantes de uma época decadente e retrógrada. No populismo, os discursos liberais e socialistas do governo serviram, antes de tudo, para manipular as massas, perpetuando líderes carismáticos no poder. tanto nos fascismos quanto no populismo grupos que se pretendam autônomos ou aqueles que não tenham aderido ativamente ao nacionalismo extremo são perseguidos ou mesmo eliminados. No entanto, a preocupação, dos governantes populistas, com uma legitimação de ações obrigou-os a conceder garantias a alguns desses grupos. nos fascismos a liderança personificada exigia a radicalização com os opositores, eliminando-os e criando um clima de insegurança, em que qualquer pessoa, em potencial, era vista como inimiga do Estado. No populismo, apesar do autoritarismo, o pluripartidarismo impedia ações eficazes no combate à oposição.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




3(UPE - 2023)Número Original: 33Código: 12842666

SSA 3 - Sistema Seriado de Avaliação - Terceira Fase - Segundo Dia

Questões de identificações (Hist.) Aspectos da ideologia e da ação política do partido nazista a partir da década de 1930 .f Questões com imagens (Hist.) Alemanha.b
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UPE 2023
Exibir texto da questão

Observe a imagem a seguir. Qual fundamento do Nacional Socialismo está representado pela imagem? a) O antissemitismo como elemento redentor da sociedade. b) O militarismo como destaque na primeira infância. c) A construção do Reich de mil anos por meio da educação. d) A diversidade presente na construção da sociedade do povo. e) A exaltação da figura feminina como a “mãe da pátria” alemã. Cartilha Alemã para a juventude Disponível em: https://pt.quora.com/ Acesso em: 26/05/2022.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




4(UNESP - 2021)Número Original: 27Código: 13024550

Segunda Fase - Conhecimentos Específicos e Redação - Versão 1

Aspectos da ideologia e da ação política do partido nazista a partir da década de 1930 .f Alemanha.b
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UNESP 2021
Questão de Vestibular - UNESP 2021
Exibir texto da questão

A glorificação da guerra e do heroísmo já era tema cons- tante na literatura nacionalista [...]; os escritores nazistas só vieram repetir os clichês já surrados de exaltação dos valores militares, do sacrifício, da força da guerra como fator de soer- guimento do orgulho nacional. [...] Para o nazismo, a guerra era o cume de uma decisão de cuja verdade não se poderia escapar. Sabiam que tudo estava sendo jogado nela. (Alcir Lenharo. Nazismo: o triunfo da vontade, 1986.) No contexto histórico descrito, (A) os nazistas acreditavam que “a guerra era o cume de uma decisão de cuja verdade não se poderia escapar”, pois defendiam, nos seus textos teóricos, que os huma- nos são, no estado de natureza, bons selvagens. (B) os nazistas reproduziram a “exaltação dos valores milita- res” da literatura nacionalista, pois identificavam-se aos valores e princípios socialistas dos principais autores ale- mães do século XIX. (C) o “soerguimento do orgulho nacional” associa-se à neces- sidade de recuperar os territórios perdidos pela Alemanha na Guerra Franco-Prussiana e ao sucesso da ocupação militar nazista da Polônia e da União Soviética. (D) a “glorificação da guerra” relaciona-se ao enaltecimento das campanhas militares dos alemães na História e à sus- tentação, pela ideologia nazista, da centralidade do con- flito como hierarquizador de pessoas e nações. (E) a “glorificação do heroísmo” relaciona-se à mitificação de ações de guerreiros individuais, que atuam no campo de batalha mesmo em condição de inferioridade numérica e de armamentos.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




5(ESPCEX - 2017)Número Original: 37Código: 9257162

Segundo Dia - Modelo D

Aspectos da ascensão do nazismo na Alemanha e do fascismo na Itália no período entre guerras .f Alemanha.b
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - ESPCEX 2017
Exibir texto da questão

“Tendo subido os degraus da democracia, Hitler jogou a escada fora.” Blainey, Geofrei em Uma Breve História da Século XX De 1919 a 1933, a Alemanha viveu sob o signo da “República de Weimar”, primeira experiên- cia democrática da história alemã. Junto com a República de Weimar, nasceu o Partido Nazista, que pregava, entre outras coisas: a existência da raça ariana; o nacionalismo exacerbado; o tota- litarismo; e o anticomunismo. Em 1932, o Partido Nazista conquistou, democraticamente, 230 cadeiras no Parlamento, e Hitler foi nomeado Chanceler. A partir daí, houve uma espiral totalitarista que resultou na 2º Guerra Mundial. Aponte, dentre as alternativas abaixo, aquela que explica a ascensão democrática dos Na- zistas ao poder. [A] A Revolução Russa de 1917 já havia instaurado o comunismo em países como a Polônia, a Hungria e a Tchecoslováquia e continuava avançando em direção à Europa Ocidental, causando medo na população alema, que resolveu eleger um partido claramente anticomunista. [B] A grave crise econômica iniciada com a queda da Bolsa de Nova York, em 1929, aumentou ainda mais o sentimento de humilhação imposto pelo Tratado de Versalhes, gerando em grande parte da popula- ção o desejo por um líder carismático capaz de resgatar a honra nacional. Isso justificava a escolha de um partido ultranacionalista que promulgava a existência de uma raça superior. [C] A morte do Presidente alemão Paul von Hindenburg levou à necessidade de escolher outro líder carismático, com capacidade de resgatar a honra nacional. Hitler, do Partido Nazista, personificava esse líder. [D] O Fascismo na Itália, um regime claramente ditatorial, estava se expandindo por outros países da Europa, como Portugal, Hungria e Polônia. Isso amedrontou a população alemã, que optou por eleger, democraticamente, o Partido Nazista. [E] O sucesso da Guerra Civil Espanhola, que derrotou o socialismo naquele país, com apoio do Partido Nazista, trouxe esperanças ao povo alemão, que resolveu eleger seus integrantes.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Adicionar Questão à Lista
Você ainda está aí?

Sim
O que você gostaria de encontrar?